Saiba como converter seus leads em hóspedes de seu hotel

0 Comments

portrait-beautiful-young-asian-women-smile-happy-on-bed

Os empreendimentos hoteleiros tem crescido muito nos últimos anos, graças à vontade das pessoas e mais chances de viajar. Para atender esse público com qualidade, visando se destacar na internet, é preciso investir em estratégias digitais, por conta do alto uso das redes, e a atração e conversão de leads se mostra fundamental nesse sentido.

Isso pode ser feito a partir de diversas ferramentas de marketing, e a internet e redes sociais possibilitam um maior campo para atração de leads.

Assim, com um planejamento adequado e compreensão do público-alvo, é possível realizar a conversão de leads, ou seja, transformar os usuários do site em clientes, de forma efetiva. 

Para isso, é preciso se atentar a alguns processos da relação com o público e o ciclo de compra. Confira algumas dicas no artigo a seguir.

A relevância dos leads para o crescimento da hotelaria

Antes de criar estratégias para melhorar o marketing do negócio, é muito importante entender o que são os leads e como este termo pode influenciar no sucesso do seu hotel.

Muito mais do que contatos, os leads representam oportunidades de vendas, visto que representam potenciais clientes e usuários interessados pela marca, de alguma forma. Por isso, é fundamental saber como transformá-los em clientes. 

Cada pessoa que preencheu o formulário ou assinou a newsletter, é um potencial cliente, pois essa ação significa que ela tem interesse em algum produto ou serviço oferecido, visto que pode suprir as necessidades específicas. 

Do mesmo modo, pode significar identificação com os valores e propostas da marca. Neste momento, “alimentar” esse público com materiais mais aprofundados e benefícios pode ser determinante para que ele se torne um comprador.

Contudo, sem uma estrutura clara de ciclo de venda ou falha na identificação dessa persona a transformação dos leads em clientes pode ser um grande desafio. Mas, independentemente disso, as ações podem ser trabalhosas, demandando atenção.

Isto posto, contratar profissionais de empresas especializadas em marketing é uma maneira de conquistar resultados positivos para o negócio de forma mais simples e otimizada.

Dicas para atrair e converter Leads para seu hotel

O processo de aquisição possui etapas determinadas, que consistem em descoberta e aprendizado, reconhecimento do problema, considerações de possíveis soluções e decisão de compra.

O segredo para aumentar a taxa de conversão, seja em alta ou baixa temporada, é entender o comportamento do usuário nesses processos e otimizar esse fluxo, para que ele chegue no momento de fazer as reservas no site decidido por fazer o processo em seu estabelecimento. 

Nesse sentido, algumas dicas de marketing digital podem ajudar no processo de conversão de leads e de outras demandas do negócio. Confira:

  1. Desenvolva conteúdos que o público possa procurar na internet

Antes de fechar a viagem, as pessoas pesquisam muito sobre o destino, os melhores hotéis e outros detalhes.

Apostar no marketing de conteúdo e ter profissionais para criar os materiais de forma estratégica é algo que pode aumentar o número de clientes, visto que apresentará informações valiosas, ganhando a confiança, e poderá apresentar respostas para dúvidas frequentes.

As pessoas, ao encontrarem os conteúdos do hotel, podem tirar suas dúvidas, encontrando respostas que aumentem as chances de fechamento do negócio, visto que uma relação é criada com a marca.

  1. Crie campanhas em plataformas Ads

Para converter leads é necessária uma forte presença no ambiente digital. Ter um blog, site e perfil nas redes sociais são recursos fundamentais para aumentar a visibilidade.

Investir na criação de anúncios com as ferramentas Ads das redes sociais pode ser uma ótima estratégia para ações de curto prazo, alcançar novos públicos e até para reativar antigos clientes. 

Para isso, os links patrocinados do Google Ads, por exemplo, podem aumentar a taxa de conversão dos leads e, consequentemente, as reservas do hotel. Então é preciso investir em planejamentos sobre como anunciar no Google Ads, ou em serviços especializados nesse setor.

Um ponto positivo desta plataforma é o seu funcionamento simples e muito intuitivo, além do baixo custo para investimento, possibilitando campanhas mais flexíveis e que atendem aos diferentes portes e necessidades do ramo de hotelaria para a criação de anúncios pagos para obter bons resultados.

As campanhas no Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads e outras plataformas podem, por exemplo, ser focadas nas palavras-chave. 

Basicamente, essa estratégia permite que os anúncios apareçam na primeira página do Google, sinalizadas como anúncio, ou nos primeiros resultados de uma busca nas redes sociais, se destacando para os usuários e atraindo mais clientes para o hotel.

  1. Realize um bom gerenciamento de marketing

É muito importante criar estratégias mais significativas para os leads. Uma landing page com formulários, por exemplo, é um recurso que pode ajudar bastante neste contexto. 

Oferecer materiais exclusivos para as pessoas que preenchem os formulários é um diferencial que ajuda a levar conhecimento para o público-alvo e aumentar a confiança deles em relação ao trabalho do hotel.

Newsletter semanais e e-mail marketing são outras técnicas muito importantes neste processo de gestão do marketing e ajudam a converter os clientes e fidelizá-los.

  1. Aposte na automação de marketing

Após o gerenciamento, algumas empresas podem iniciar a automatização das estratégias, ou seja, considerando cada lead individualmente. Assim, é possível verificar se todos os leads são potenciais compradores e adequar os atendimentos e fluxos de venda.

Com essa estratégia é possível focar nas vendas de reservas do hotel para aqueles que realmente tem o desejo de adquirir este serviço.

Para a conversão dos leads ocorrer eficientemente, a equipe de vendas precisa ser bem treinada e preparada para fazer boas propostas, e a categorização desses usuários pode ser feita em MQL e SQL.

Diferença de MQL e SQL e sua importância nos processos de conversão

Quando o lead é considerado qualificado pela área do marketing, significa que já se tem uma necessidade estabelecida e os contatos feitos tornaram essa pessoa mais qualificada/preparada para a aquisição do serviço.

Com isso, estes leads desejam saber quais são as soluções que a empresa tem a oferecer para, geralmente, escolher aquela que melhor atende seus desejos e necessidades.

Nesses casos, os potenciais clientes são categorizados como Marketing Qualified Leads, ou seja, como MQL. E, para a conversão desse perfil, conteúdos relevantes e sanar as dúvidas com prontidão tendem a ajudar no processo. 

Caso o lead já tenha visto os materiais do hotel e valorize o que teve acesso, esse lead pode se tornar um SQL (Sales Qualified Leads), ou seja, que já foi qualificado pelo/para a área de vendas, favorecendo a conversão e contribuindo com os lucros do negócio.

Portanto, entender como funciona o Facebook Ads e implementar estratégias de marketing que ajudam a otimizar os processos de atendimento e funil de vendas possibilita converter os leads em potenciais clientes com qualidade, fidelizando-os posteriormente e garantindo o sucesso no ramo de hotelaria. 

Por fim, lembre-se de oferecer uma excelente experiência nos dias de hospedagem, de modo que os clientes se tornem embaixadores do hotel. Afinal, eles também são agentes de influência nas redes, contribuindo com o marketing de forma orgânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *